Páscoa e o Sofrimento do Cordeiro
A Páscoa cristã sempre foi motivo de esperança e celebração, pois foi durante esta festa que Cristo venceu a morte. Essa vitória do Senhor da vida, que é Cristo, deve ser sempre celebrada, pois ela é a razão da nossa fé. No entanto, a Páscoa também é sofrimento e dor para aquele que entregou a sua vida e que teve seu sangue derramado nos umbrais do mundo. Essa dor muitas vezes é esquecida em meio a alegria, mas é pela sangue do cordeiro, vertido depois de muito sofrimento, que somos salvos. Páscoa, é então, antes de tudo, sobre salvação e dor.
O que vem após a presente vida? Um mistério a ser vivido em esperança
Entre as muitas perguntas que fazemos a nós mesmos e a outros, uma das que retornam sempre de novo é: “o que vem depois da morte?” Em tempos mais difíceis, ela reaparece com muita força. Os esforços humanos por respondê-la são igualmente persistentes, não havendo, até hoje, unanimidade a respeito. Por mais que procuremos propor explicações racionais para essa questão, o fato é que incertezas sempre estarão envolvidas no que pensamos e falamos sobre o assunto. Um quê de mistério envolve a realidade da morte e do que vem depois, a exemplo de um manto que encobre aquilo que se encontra abaixo dele.
O Cristão e as Fake News
Queremos compartilhar reflexões sobre um tema importante e que afeta todos nós diariamente. São as notícias que acompanhamos, que nos impactam e, muitas vezes, desejamos compartilhar com nossa rede de conhecidos.
Pelo que vale a pena viver?
Se foi por meras razões humanas que lutei… (1 Co 15.32)
Esta constatação de Paulo não nos é desconhecida e nem apenas pertence ao passado. Na sociedade de alta competitividade em que estamos, muitas pessoas, inclusive uma parcela significativa de cristãos, investem seu tempo, sua energia, seu dinheiro, enfim, sua vida para obter o que Paulo chama aqui de ‘meras razões humanas’.
A RELAÇÃO MULHER-HOMEM ENTRE A CRIAÇÃO E A REDENÇÃO.
Como você reagiria se eu aqui afirmar que o apóstolo Paulo foi o principal defensor, depois de Jesus, da inclusão das mulheres de modo ativo nas comunidades cristãs que foram sendo fundadas em seu tempo? Seria de estranhamento, creio. Entretanto, afirmo: esta é hoje a minha convicção. Lamentavelmente, poucas figuras de destaque na história foram tão menosprezadas como ele, quando o assunto é a dignidade e o lugar das mulheres nos diferentes contextos sociais. Seus textos que recomendam sua submissão aos maridos provocam horror ao nosso modo contemporâneo de pensar; não os compreendemos.
Dia da Reforma Protestante
A Bíblia nos traz um precioso testemunho da Palavra de Deus, para meditarmos sobre o significado permanente da Reforma Evangélica, iniciada por Martim Lutero : “O Senhor disse a Paulo: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza (2 Co 12.9) ”. O apóstolo Paulo é pessoa de história repleta de bons e maus momentos. Podemos ler também em seus relatos autobiográficos que ele se entendia como alguém extremante justo, irrepreensível e acima da média moral em relação aos membros do seu povo.
Inteligência Artificial e o Perdão dos Pecados
O que caracteriza uma pessoa é que ela é levada a agir por meio de motivações não completamente decifráveis. Não é possível compreendê-la por inteiro aplicando-se o método de aproximação de causa e efeito. Diferentes pessoas tomam direções opostas em situações que se apresentam idênticas. A mesma e única pessoa pode reagir a uma ofensa com um rompante raivoso ou com consideração e tolerância, sem que a isto se possa oferecer uma explicação razoável. É falsa a promessa que hoje se espalha por todos os lugares, de que seja possível oferecer um instrumento de inteligência artificialmente programado para interagir com os humanos em um mesmo nível.
Liberdade em Cristo
Vamos meditar sobre o capítulo 5 da carta aos Gálatas, que nos fala sobre a liberdade que temos em Cristo Jesus. Nesta passagem, o apóstolo Paulo nos orienta sobre como viver essa liberdade de maneira plena e alinhada com a vontade de Deus. Vamos refletir sobre os...Generosidade que Transforma
2 Coríntios 8, que nos traz uma poderosa mensagem sobre a generosidade. Neste capítulo, o apóstolo Paulo nos apresenta um exemplo inspirador da igreja de Macedônia, que se tornou um modelo de generosidade para todos nós. Vamos refletir sobre como podemos aplicar esses princípios em nossas vidas hoje.