“E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas.” Atos 9.36

O nome do nosso projeto é inspirado nessa personagem bíblica, que costurava para pobres e viúvas e era amada por muitos. Foi com esse espírito de bondade e amor que o projeto nasceu em 1996, quando membros da igreja luterana Comunidade do Redentor, em Curitiba, atendiam pessoas que chegavam no local em busca de ajuda com itens básicos. Ao constatar que a maioria delas era de Almirante Tamandaré, optou-se por implantar uma sede nessa cidade para desenvolver um trabalho social mais próximo.

Ao longo de sua existência, o Dorcas tem transformado a vida de centenas de famílias carentes que integram um dos maiores bolsões de pobreza do Estado. Hoje, está focado em promover o desenvolvimento humano integral através da oferta de atividades educacionais, culturais, esportivas a crianças e adolescentes e capacitação profissional a adultos.

Assim, além de mantê-los longe da realidade problemática das ruas como marginalidade crescente, drogas e prostituição, cria oportunidades para que elas tenham uma melhor perspectiva de futuro.

Missão

Atender crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social, auxiliando-os em suas necessidades básicas como alimentação e educação e agregando valores cristãos como amor, esperança, paz e justiça.

Conquistas

Título de Utilidade Pública Municipal e Estadual, que traz como benefícios o reconhecimento da idoneidade da instituição como prestadora de serviços à sociedade e sem fins lucrativos.

Instituição cadastrada no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, vinculado diretamente ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Almirante Tamandaré, o que constitui uma das diretrizes da política de atendimento previstas na Lei Federal n.º 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA). Possibilita o repasse de doações oriundas da dedução do Imposto de Renda (pessoa física e jurídica).

Onde estamos

O Projeto Dorcas está localizado nas margens da Rodovia dos Minérios, próximo ao bairro Bonfim, em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, Paraná, Brasil, em um terreno de 3.500 metros quadrados e uma área construída de 350 metros quadrados.

Quem faz

O Projeto Dorcas é administrado pela Associação Evangélica Cristo Redentor (AECRI) e conta com apoio financeiro da Comunidade do Redentor e de doações.